betafly-color.png

Poder da Marca Pessoal.

neymar-richarlison

A foto que gerou tanta polêmica nas redes ilustra o conceito de viés de confirmação. Ele é fundamental para entendermos sobre o poder da Marca Pessoal.

Funciona assim:
1. Uma pessoa se comporta de determinada maneira constantemente, e assim se forma na mente das outras pessoas uma imagem sobre ela.

2. As outras pessoas em geral não querem fazer um esforço de compreender o outro, e buscam evidências que confirmam o que pensam. Buscam os atalhos.

3. Marcas são atalhos. Qualquer marca. Ex: “Esse restaurante é sofisticado”, “essa marca de roupa tem qualidade”, “essa pessoa é competente”, “este hotel tem um bom serviço”.

4. Então qualquer sinal que confirma a percepção que temos, vira “prova” e reforçamos mentalmente nossa tese.

E assim os atributos da Marca daquela pessoa vão se fortalecendo. Mesmo quando ela não percebe, em pequenos gestos.

Agora imagina quando essa pessoa é uma pessoa (super) pública.
O efeito de qualquer gesto involuntário exponencializa.

Eu não quero julgar o Neymar.
Só achei o exemplo interessante para ilustrar um conceito, e tirar um aprendizado que se aplica a todos nós, em nosso dia-a-dia profissional.

Obs: Dá pra mudar?
Claro que dá, temos inúmeros exemplos.

Precisa de um certo esforço, mas com intenção e estratégia dá pra chegar lá sim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =