Novos perfis de consumidores vêm redefinindo o futuro do marketing

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Existem alguns temas que sempre fizeram parte da minha jornada profissional e estiveram no meu repertório, por isso, também farão parte da minha pauta por aqui: inovação – futuro do marketing, branding, comportamento humano e suas histórias. E para começar, vamos olhar um pouco para o perfil do consumidor do futuro, que já é o perfil do agora?

A inovação é um tema que me instiga e motiva diariamente – entender o `what ‘s the next step sempre fez parte das minhas reflexões, foi por isso que vim respirar na fonte, quando resolvemos nos mudar para o Vale do Silício. 

E hoje me deparei com a leitura da @WGSN sobre o Futuro Consumidor 2023, que mostra como a percepção do consumidor sobre produtos e experiências está sendo reinventada e vem redefinindo as prioridades e a forma de consumo. 

 Umas das partes mais interessantes do estudo é a definição dos novos perfis de consumidores, nominados como: preditores, os novos românticos, os impossíveis e os condutores.

O estudo nos abre caminhos capazes de entender de forma honesta e autêntica para aonde vai o futuro do marketing.

4 perfis de consumidores que irão moldar o mundo ao nosso redor 

A velocidade com que a transformação digital se apresenta, os novos formatos de trabalho e consequente de consumo, trouxe novos perfis de consumidores, com características muito mais sentimentais, destacadas por uma maior “percepção do tempo” e “esperança”, são perfis que irão moldar o mundo ao nosso redor. 

1 – Os Preditores – Uma sensação distorcida de tempo, fadiga emocional e incerteza econômica afetaram os Preditores. Este grupo procede com cautela, deseja estabilidade, segurança, e só pode lidar com a interferência ideal.

Uma estratégia de consumo apontada para essa categoria de perfil: ativar inovações de varejo, como tecnologia recarregável, baseado em assinatura, novos modelos de desconto e programas de fidelidade.

2 – Os Novos Românticos – O que alimenta esse novo perfil de consumo é o aumento da carga de trabalho e uma profunda necessidade de se reconectar com suas emoções. São pessoas que estão redefinindo os coletivos comunitários. Se encaixam ainda no grupo de pessoas que fugiram da cidade para locais rurais, a nova realidade de trabalho remoto e um senso aprimorado da comunidade local.

A estratégia aqui é desenvolver produtos, serviços e iniciativas que ajudem as pessoas a criar laços emocionais mais fortes com seus mundos interno e externo. Como materiais movidos a energia da natureza e produtos sustentáveis que oferecem momentos sensoriais, capazes de incentivar rituais e aumentar o bem-estar.

3 – Os Impossíveis – São perfis que foram alimentados pela raiva de 2020 e pela falta de assistência institucional e governamental, esse grupo de ativistas busca utilizar a tecnologia e seus pares para se reconstruir melhor. 

A tendência é de que em 2023, a “cultura de cancelamento” esteja ainda mais presente e mais focada na diversidade, já que “Os Impossíveis” apoiam diversas empresas e comunidades.

A estratégia é focar em ações inspiradoras, progresso sustentado e mudança de longo prazo para sempre. Produtos transculturais, que incorpore a sabedoria indígena, por exemplo, para garantir que sua cadeia de suprimentos seja ética, seja transparente, envolva-se e desenvolva mercados diretos ao investidor.

4 – Os Condutores – Um grupo incrivelmente resiliente e com muita flexibilidade cognitiva. Multidimensional, multi talentoso e sempre multitarefa, o grupo de “Condutores” busca emoção, absorve as entradas neurais e, em 2023, estará à procura de novas experiências e momentos altamente sensoriais, que impulsionam a próxima onda de carreiras. 

“Estratégia: Investir em novas experiências empreendedoras, aventuras virtuais e mundos multi-hifenizados. Explore o varejo gamificado, o comércio eletrônico, os mercados do metaverso e os novos domínios do terceiro espaço onde os consumidores se comunicam, jogam, compram, aprendem e trabalham”, estudo WGSN .

Embora a pandemia tenha transformado o nosso modo de agir e pensar, em momentos de turbulência sempre vão existir novas oportunidades. As novas tendências de consumidores apontadas aqui, serão cruciais para a sobrevivência e o sucesso de marcas e negócios. 

São dois anos à frente que é apresentada a tendência, mas conhecer futuros perfis de consumidores pode nos dar vantagens competitivas. Ter a mente aberta, pensar em modelos de comunidade, em experiências de usuários, com o olhar muito atento na diversidade e no comportamento humano, são tendências que pode colocar você a frente desde já.

Se você também gosta de inovação, branding e pretende fortalecer a sua marca pessoal, acompanhei meus artigos e se quiser tomar um café mesmo que virtual, será um prazer. 

Um abraço e até o próximo artigo! 

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