betafly-color.png

A arte de ligar o Flow: como acionar seu propósito a cada segundo da sua vida

medium_trabalhando_46b8d6fa23

Descubra o segredo do ‘Flow’ para encontrar paixão no trabalho e sucesso na carreira. Explore estratégias eficazes para revitalizar seu entusiasmo profissional e ative seu potencial com o ‘Leadership-in-Flow’, um novo método para liderança inspiradora.

Para realizar um bom trabalho é preciso amar o que se faz? A jornada em busca da paixão pelo trabalho é complexa, repleta de altos e baixos. 

Independentemente da profissão ou carreira escolhida, você certamente enfrentará períodos de desânimo ou incertezas sobre o seu cargo ou mesmo as suas escolhas, é uma experiência comum a todos.

Contudo, há estratégias eficazes para revitalizar o entusiasmo pelo trabalho. A chave pode estar no conceito de Flow, criado por Mihaly Csikszentmihalyi, que descreve um estado de absorção total numa atividade, quando você é capaz de se deixar levar e perder a noção do tempo.

De acordo com a biografia de Csikszentmihalyi, sua família foi duramente afetada pela Segunda Guerra Mundial onde chegou a ser mantida em um campo de concentração italiano. E foi justamente neste ambiente insalubre que ele teria descoberto ainda criança sua primeira “atividade em flow”: o xadrez.

Na faculdade, chegou a assistir à palestra de Carl Jung, onde se interessou pelo tema “felicidade” após conhecer húngaros presos na União Soviética. 

O que fazia com que alguns prisioneiros se mantivessem sãos enquanto outros foram psicologicamente destruídos?

Observando pintores durante sua pesquisa de doutorado em criatividade notou as características daquilo que, mais tarde, viria a chamar de estado de Flow. 

O pesquisador ficou impressionado como os artistas ficavam concentrados, envolvidos e absorvidos durante o processo de pintura de um quadro. Perdiam a noção do tempo, ignoravam necessidades biológicas, o cansaço e as obrigações sociais. Você já se sentiu assim?

Ele observou que essa imersão durava enquanto a pintura estivesse incompleta. Assim que o quadro era concluído, seus autores perdiam o interesse por aquela obra e voltavam para a próxima tela. 

Mihaly entendeu que a motivação para a pintura estava no próprio processo de pintar, e não na antecipação frente a um belo quadro pronto. A jornada de trabalho era a recompensa.

Vocês devem estar se perguntando, por que eu, especialista em Personal Branding estou falando de Flow… Porque o Flow pode ser seu grande aliado em sua jornada de Marca Pessoal.

Quando você identificar o que o mantém em estado de flow, maior sua chance de sucesso e realização. Uma dica é lembrar que a atividade – o que você estiver fazendo – não pode ser nem tão desafiador (ou seja, distante dos seus talentos) que gere ansiedade, nem tão fácil para suas habilidades, a ponto de
instalar o tédio. 

Quando você se coloca no meio desses dois extremos, pode desenvolver um grande prazer em se desafiar, se superar e ir cada vez um pouco mais longe nesse processo.

Atividade diária

Os benefícios do Flow não se esgotam nesta descoberta, pois é possível atingir o estágio de “Peak Flow”, termo elaborado pelo autor norte-americano Adam Grant, que propõe três breves passos para que você aplique o Flow em atividades do cotidiano, mesmo aquelas não tão satisfatórias. Isso requer um profundo autoconhecimento.

Adam Grant propõe o uso de “3 M” como fundamentais para atingir o pico do Flow: 

  • Mastery (domínio) 
  • Mindfulness (atenção plena) 
  • Mattering (significância ou propósito)

domínio engloba a excelência e habilidade em determinada atividade. Quanto mais dominamos uma tarefa, maior a chance de nos “perdemos” ao realizá-la.

atenção plena, ou Mindfulness, se torna decisiva em tempos de notificações constantes e o alto estímulo que recebemos dos nossos smartphones. Estar completamente presente e engajado com o que estamos fazendo, sem distrações, é um desafio. Uma breve meditação pode ajudar a retomar a concentração.

Por último, ter um propósito (significância) bem definido para o que fazemos aumenta nossa motivação e a sensação de que nosso trabalho tem importância, contribuindo para algo maior e a satisfação pessoal. Imagine-se fazendo um curso que considera “chato” ou “complicado”. 

Investir tempoe dinheiro na matrícula teve um objetivo. Lembre-se dele e acione os dois primeiros “M” quando o desânimo chegar.

Agindo dessa maneira, você notará que suas ações se tornam autênticas e intimamente ligadas com o que você é, a sua Marca Pessoal.

Recentemente, o Flow ganhou um upgrade, voltado para pessoas que ocupam ou pretendem ocupar um cargo de liderança, chamado de “Leadership-in-Flow”, foi desenvolvido pelo autor e professor da Universidade de Columbia, Hitendra Wadhwa.

Ao escrever “Inner Mastery, Outer Impact: How Your Five Core Energies Hold the Key to Success“, ainda sem tradução no Brasil, ele define que podemos ativar nosso potencial através do nosso “núcleo interno”, ativando Cinco Energias Centrais: Propósito, Sabedoria, Crescimento, Amor e Auto-Realização.

Ao utilizar a obra em seu disputado curso de Liderança na Columbia Business School, Wadhwa determinou os caminhos para liderar dentro do Flow. Em seu modelo de “Liderança em Flow”, você pode ativar seu núcleo interno acessando as cinco energias acima no momento exato que uma situação tortuosa acontece. 

Como? Por meio de uma ou 25 ações que levam apenas segundos para serem executadas, entre elas, apelar para propósitos e valores, criar o enquadramento correto e despertar alegria.

O sucesso do método tem sido tão grande que a revista de negócios da universidade concorrente à Columbia, a Harvard Business Review, trouxe um artigo extenso escrito pelo próprio autor, que explica detalhadamente cada uma dessas ações, distribuídas dentro das cinco energias centrais.

Não entrarei em cada uma delas agora, mas o segredo? Tenha uma meta de Marca Pessoal que seja autêntica. 

Com isso, o Flow poderá ser ativado em todas as suas potencialidades. Na hora que você desejar.

Giuliana Tranquilini é autora do Best Seller “SUA MARCA PESSOAL

Gostou desse conteúdo? Leia também este artigo sobre Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, e descubra o segredo do sucesso para uma Marca Pessoal forte com o CEO do momento no Vale do Silício!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 17 =