A foto que gerou tanta polêmica nas redes ilustra o conceito de viés de confirmação. Ele é fundamental para entendermos sobre o poder da Marca Pessoal.
Funciona assim:
1. Uma pessoa se comporta de determinada maneira constantemente, e assim se forma na mente das outras pessoas uma imagem sobre ela.
2. As outras pessoas em geral não querem fazer um esforço de compreender o outro, e buscam evidências que confirmam o que pensam. Buscam os atalhos.
3. Marcas são atalhos. Qualquer marca. Ex: “Esse restaurante é sofisticado”, “essa marca de roupa tem qualidade”, “essa pessoa é competente”, “este hotel tem um bom serviço”.
4. Então qualquer sinal que confirma a percepção que temos, vira “prova” e reforçamos mentalmente nossa tese.
E assim os atributos da Marca daquela pessoa vão se fortalecendo. Mesmo quando ela não percebe, em pequenos gestos.
Agora imagina quando essa pessoa é uma pessoa (super) pública.
O efeito de qualquer gesto involuntário exponencializa.
Eu não quero julgar o Neymar.
Só achei o exemplo interessante para ilustrar um conceito, e tirar um aprendizado que se aplica a todos nós, em nosso dia-a-dia profissional.
Precisa de um certo esforço, mas com intenção e estratégia dá pra chegar lá sim