DNA da Marca, posicionamento e estratégia de comunicação: Os 3 pilares do Método FLY®

pilates do metodo fly

O Método FLY® de Personal Branding foi desenvolvido com base em três pilares fundamentais: DNA de Marca, Posicionamento e Estratégia de Comunicação.

O primeiro deles é justamente conhecer a essência, o DNA da sua Marca Pessoal, quais seus princípios, valores e propósito.

O segundo trata do posicionamento que a Marca terá perante seu público. O que define o espaço que você quer ocupar no mercado, pelo quê você gostaria de ser lembrado? Para isso, precisamos mergulhar nos seus diferenciais, entendendo qual valor você entrega para seus clientes.

E por fim, temos a Estratégia de Comunicação. Nesta etapa, vale lembrar que tanto on-line como off-line, ajudaremos a estabelecer as principais mensagens para sua comunicação, além de engajar esta mesma mensagem com as pessoas envolvidas em torno da sua Marca Pessoal para ter uma linguagem coerente — única, clara e objetiva.

Mas é claro que o Método FLY ® é muito mais que isso! E para saber de forma mais aprofundada sobre os três pilares, e como fortalecer uma Marca Pessoal única, confira o artigo que preparamos abaixo!

Essência e DNA da Marca

Quando falamos em DNA da Marca, a primeira reflexão que devemos fazer é quem é você na sua visão e na visão do outro?

Como você se enxerga, e como você acha que as pessoas a percebem, pessoal e profissionalmente?

Essa reflexão é importante para definirmos qual a sua essência, qual seu propósito, e que vai servir de alicerce para a fortalecer a sua Marca Pessoal.

Aliás, queremos deixar claro desde já que a Marca Pessoal não se cria, ela já EXISTE dentro de cada um de nós, mas saber como expor ela ao público é o grande diferencial.

E neste processo de fortalecer sua Marca Pessoal por meio do Método FLY® levamos às pessoas a responderem as seguintes reflexões:

  • Qual o DNA da minha marca?
  • Como sou e gostaria de ser percebido?
  • Como o outro me percebe?

Com base nestas respostas, já obtemos insights incríveis sobre a essência e DNA da Marca, o que a diferencia dos colegas e a torna única dentro do seu segmento.

Leia também::: Histórias de sucesso: mulheres que impactaram o mundo com sua Marca Pessoal

Posicionamento no Método FLY®

Como segundo pilar do Método FLY® de Personal Branding temos o Posicionamento. Neste, devemos responder qual é a posição que vou ocupar no mercado? 

É definir qual seu espaço, e como você se portará perante seu público. Afinal, se você não se define, os outros lhe definem por você.

E dentro do nosso método, fazemos as seguintes reflexões:

  • O que meu cliente busca?
  • O que eu ofereço?
  • Qual o meu diferencial?
  • Networking
  • Declaração de Marca

Ou seja, aqui é quando olhamos à nossa volta, vemos quem é seu público, e procuramos entender suas dores e desejos. São esses pontos que nos ajudarão a definir nosso posicionamento e nos tornamos únicos.

Estratégia de Comunicação do Método FLY®

E por fim, temos a Estratégia de Comunicação, que se trata de saber o quê e como se comunicar, saber que mensagem transmitir para seus clientes. 

Este é o terceiro e último pilar do Método FLY® e no qual aprendemos a transmitir sua mensagem de forma autêntica e única.

Para isso, temos as seguintes reflexões:

  • Como vou me comunicar?
  • Onde irei comunicar?
  • O que irei comunicar?

Ao responder estas questões, fica mais claro qual mensagem vamos transmitir e que tornará nossa Marca Pessoal única e estratégica.

E a comunicação não fica restrita ao pessoal, pelo contrário! Ela deve ser integrada com toda a sua equipe, e este é um trabalho que a Betafly também faz no processo de fortalecer a sua Marca Pessoal.

Assista também::: Storytelling: saiba mais sobre o processo de fortalecimento de Marca 

Tenha a Betafly como aliada da sua Marca Pessoal!

Como você pode perceber, fortalecer uma Marca Pessoal é um processo que se assemelha muito com uma casa: você precisa de uma base sólida (que é seu DNA), de paredes resistentes (o seu posicionamento) e uma cobertura que lhe dê segurança (estratégia de comunicação).

Além disso, cada pilar está diretamente ligado ao outro e não é possível ter uma Marca Pessoal forte e única com apenas uma ou duas das etapas. Ou seja, é necessário o processo completo, como uma casa também precisa de toda sua estrutura para ser durável e segura.

Mas caso prefira e acredite que faz sentido, é possível fazer cada etapa separadamente. Fazendo a primeira etapa, você já pode ter bons insights.

Quer este processo também para o fortalecimento da sua Marca Pessoal e se diferenciar no mercado? Então siga a gente nas redes sociais e converse com a gente no WhatsApp.

Com nossos pilares, o fortalecimento da sua Marca Pessoal terá o valor e a presença que sua carreira profissional precisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 14 =