A Marca Pessoal é uma parte fundamental do mundo dos negócios, seja você executivo, empreendedor ou profissional liberal.
Uma Marca Pessoal forte ajuda você a atrair mais clientes e consequentemente, aumentar o valor do seu negócio. Ela é composta pela sua experiência, sua história e o valor que você oferece para sua empresa e seus clientes.
Assim como uma empresa precisa ter uma marca valiosa e mensagem consistente para os clientes, investidores e toda sua rede de stakeholders, o mesmo vale para sua Marca Pessoal.
Então, como você FORTALECE uma Marca Pessoal?
A melhor forma que gostamos é compartilhando histórias de mulheres que impactaram — e seguem impactando — o mundo com sua personalidade marcante. Vamos conhecer?
A Marca Pessoal de Iris Apfel
Iris Apfel é uma potência de mulher, mesmo no auge dos seus 100 anos. Ela foi uma pessoa de vanguarda — a primeira a usar calças jeans — e que abriu muitas portas para nós mulheres.
Foi design de interiores da Casa Branca em uma época que só trabalhavam homens no local, e hoje é modelo, mesmo com seu um século de idade.
Ela foi quebrando paradigmas, barreiras de forma autêntica, acreditando na capacidade e usando seus talentos na máxima potência.
Iris Apfel é uma pioneira. Ela começou sua própria empresa aos 50 anos, e continuou a prosperar por 70 anos. Seu amor por moda, design, arte e joias começou em uma idade jovem.
Inclusive, como designer de moda, Apfel é reconhecida por ter um estilo ousado, excêntrico e autêntico. Ela decidiu perseguir seu sonho e nunca deixar nada ficar em seu caminho.
On-line e Offline
A Marca Pessoal de Iris é igualmente bem-sucedida nos mundos offline e online. Inclusive, precisamos deixar claro que a Marca Pessoal não é apenas para uso online.
Abaixo, deixo uma frase de Iris, e que é bastante significativa para mim, e que retrata muito a essência da Marca Pessoal:
“Acima de tudo, você deve ser você mesmo, ser quem você é e reservar um tempo para ser transparente e verdadeiro consigo mesmo. É nisso que tudo se resume. Você nunca terá um grande estilo se não se conhecer. Você nunca será capaz de viver de verdade. A maior gafe da moda, na minha opinião, é não se ver no espelho.”
Ou seja, para Iris é muito evidente que Marca Pessoal e estilo são uma das expressões mais fortes que uma pessoa pode ter.
Ela revela seu humor e pensamento de uma maneira que pode não aparecer fora de seu corpo ou roupas. E a importância da consistência não pode ser exagerada. Basta olhar para Íris.
Dessa forma, permanecer fiel (ou seja, consistente) à sua Marca é um dos aspectos mais importantes de uma Marca Pessoal eficaz.
Iris usava evidentemente seu maior talento para expressar sua marca — irreverência, autenticidade e SEMPRE à frente da sua época. Ao mesmo tempo, com todo cuidado de ter este olhar interno, de se conhecer, e ver além do espelho a sua essência.
Leia também::: O poder do storytelling para fortalecer sua Marca Pessoal
Sheryl Sandberg
A segunda história de mulher que continua impactando o mundo com usa Marca Pessoal é de Sheryl Sandberg. E inclusive, ela é umas das mulheres mais inspiradoras aqui do Vale do Silício.
Empresária, atualmente COO do Facebook e foi a primeira mulher a participar do conselho da empresa. Já foi também VP de Vendas do Google e Chefe Pessoal do Tesouro Norte-americano.
Hoje ela também se destaca por ser a fundadora da Lean In, uma comunidade global que ajuda as mulheres a atingir seus sonhos.
Sua marca pessoal ficou tão forte que, segundo Mark Zuckerberg, Shery tem contribuído mais com o Facebook do que eles com ela na Lean In. Ela costuma falar muito sobre liderança feminina e carrega esta bandeira, incentivando para que tenhamos mais mulheres no poder.
Uma das frases que mais gosto de Shery, também linkada com a Marca Pessoal, é:
“Não podemos mudar o que não estamos cientes, e uma vez que estamos cientes, não podemos deixar de mudar.”
E a gente só passa a ter “ciência”, ou seja, ter conhecimento daquilo que a gente consegue capturar de informação.
Nesse sentido, a analogia que fazemos com Marca Pessoal é ter conhecimento do mercado, do contexto no qual está inserido, dos seus colegas e dos seus concorrentes.
Marca Pessoal não se constrói
Em algumas entrevistas no ano passado, Sheryl trouxe uma reflexão importante.
Ela diz que não se constrói uma Marca Pessoal como se fossemos um produto — ao contrário, é preciso entender o conceito na sua profundidade sobre Brand.
E aqui não estamos falando em “empacotar” a pessoa e colocar numa prateleira — afinal nós não somos produtos.
Shery diz que não basta ter uma lista de seguidores de qualquer natureza sem saber quem são. Para ela, não se constrói uma marca e sim um “Tom de Voz”.
Em sua essência, o que ela está reforçando é que fortalecer uma marca pessoal é encontrar uma maneira de se conectar com seu público, seja esse público composto por clientes ou o time interno da sua empresa.
Michelle Obama
Muitas vezes tendemos a pensar que a esposa do presidente de um país é apenas um enfeite. O caso de Michelle Obama é exatamente o oposto, pois ela conseguiu encontrar seu lugar e conquistar uma excelente imagem pública.
Hoje ela levanta bandeiras e advoga temas relacionados a famílias saudáveis, ensino superior e educação internacional de meninas adolescentes.
Mas mais do que isso, Michele traz três grandes lições sobre Marca Pessoal que vale a pena destacar:
1. Autenticidade
Como diz Michelle Obama: “Acredito na minha história, trago minha verdade, ela brilha e não é algo que você possa esconder”. Ela compartilha sua verdadeira história sem mascarar o mal. Ela construiu sua marca com base em crenças e qualidades que a tornam quem ela é. Isso gera uma conexão e ela cria um elo de confiança — as pessoas confiam nela.
2. Compartilhar suas paixões e suas causas
Michelle tem sido uma defensora do empoderamento das mulheres e incentiva a educação de meninas adolescentes.
3. Manter-se visível e acessível
Isso ela faz como ninguém — apesar de todo esquema de segurança que ela precisa ter. Ela senta numa roda com adolescentes e mulheres e conversa de igual por igual com todas, quando compartilha sua perspectiva pessoal e humaniza sua comunicação.
Inclusive, a história de Michele mostra claramente que ter uma Marca Pessoal forte é uma jornada ao longo da vida — fruto de uma sucessão de ações de forma consistente e que o farão ser reconhecido por suas paixões e propósito de vida.
Leia também::: 5 dicas para posicionar sua Marca Pessoal nas redes sociais do jeito certo
Use sua Marca Pessoal para impactar o mundo
Como vimos nos três exemplos acima, elas usaram sua Marca Pessoal para impactar o mundo. Mas a sua construção jamais deixou de lado a essência de cada uma.
E é isso que devemos esperar quando vamos construir nossa Marca Pessoal. São nossas características únicas — motivações e paixões — que nos farão diferentes em um mercado cada vez mais competitivo.
Faz sentido para você? Se sim, vamos conversar e também fortalecer sua Marca Pessoal forte e inovadora para que você também possa impactar o mundo. É só clicar no abaixo!
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