Você já se perguntou qual é o seu propósito na vida? Nesta coluna, Giuliana Tranquilini, especialista em Personal Branding, discute a importância disso na sua carreira e no sucesso da sua Marca Pessoal.
Mês passado, reservei um tempo para estudar o tema da longevidade. Nos últimos materiais de estudo que tive contato, todos falavam da mesma questão. Aquilo que é básico para viver melhor, como alimentação saudável, sono adequado e atividade física, é algo que já conhecemos bem.
No entanto, o que chamou minha atenção foi o destaque à importância de ter um propósito de vida para alcançar não apenas uma longevidade saudável, mas também uma vida plena e feliz.
Um dos documentários que assisti foi “A Hundred Lives,” que aborda as “Blue Zones” (Zonas Azuis), que são cinco regiões do mundo onde as pessoas têm uma expectativa de vida longa e saudável.
- Essas áreas foram estudadas pelo autor e jornalista Dan Buettner, que identificou várias regiões com concentrações excepcionais de centenários e pessoas que vivem uma vida saudável e ativa em idade avançada.
Buettner realizou estudos detalhados nessas regiões e identificou fatores comuns que podem contribuir para a longevidade e saúde dessas populações. Esses fatores incluem uma dieta predominantemente baseada em plantas, atividade física regular, conexões sociais fortes, um forte senso de propósito na vida e gerenciamento eficaz do estresse. Em uma das regiões, eles também mencionam o termo “ikigai”.
O QUE É IKIGAI?
“Ikigai” é uma combinação de duas palavras japonesas: “iki”, que significa “vida”, e “gai”, que se traduz como “valor” ou “sentido”. Assim, “ikigai” pode ser entendido como “a razão pela qual você acorda de manhã”.
- É a busca de algo que dá significado à vida e uma razão para continuar vivendo com paixão e entusiasmo.
No contexto das “Blue Zones,” muitas dessas pessoas centenárias têm uma forte conexão com seu ikigai. Eles se dedicam a atividades significativas, como cuidar de seus jardins, ensinar seus netos ou as gerações mais jovens, contribuir para suas comunidades e manter conexões sociais fortes. Essas atividades são guiadas por seu propósito de vida, que vai muito além de simplesmente viver por viver.
Seu ikigai, seu propósito de vida, é uma parte intrínseca de quem você é. Quando você o identifica e alinha com a sua Marca Pessoal, você se torna autêntico, e a autenticidade conecta as pessoas. Eu acredito que é só com autenticidade que conseguimos construir relacionamentos genuínos e significativos.
PARA SUA CARREIRA
Imagine aplicar seu ikigai em sua carreira, nos negócios ou em qualquer empreendimento que escolher realizar. O que acontece é uma paixão e dedicação extraordinárias que naturalmente atraem oportunidades e pessoas que compartilham de seus valores e visão.
Além do documentário, li também o livro “Young Forever”, de Mark Hyman. Esta leitura me impactou bastante, e apesar de o autor ser médico e trazer uma abordagem mais científica, ele inicia o livro falando da importância de ter um propósito. Hyman argumenta que ter um propósito bem definido é uma das chaves para uma vida longa, saudável e feliz.
Hyman destaca que muitas pessoas, à medida que envelhecem, podem se sentir desanimadas ou desorientadas, perdendo o senso de direção em suas vidas. No entanto, ele ressalta que encontrar um propósito claro pode reverter essa situação e proporcionar uma vida mais significativa.
E na minha opinião, esta experiência não acontece somente quando envelhecemos; ter um propósito também faz jovens sentirem que pertencem e são “donos” de suas vidas e escolhas.
O autor enfatiza que o propósito de vida não precisa ser algo grandioso ou épico. Pode ser algo tão simples quanto cuidar da família, contribuir para a comunidade ou seguir uma paixão pessoal. O importante é que esse propósito seja genuíno e inspire a pessoa a acordar todas as manhãs com entusiasmo.
Hyman também aborda a ideia de que ter um propósito pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar a saúde mental e fortalecer o sistema imunológico. Ele cita estudos que mostram como pessoas com um propósito claro têm taxas mais baixas de doenças crônicas e uma melhor qualidade de vida.
Não tem como falar de propósito e não mencionar Simon Sinek. Em sua famosa palestra TED, Sinek nos apresentou o conceito do “Golden Circle”. Ele identificou um padrão onde as marcas e líderes de sucesso têm em comum: um “porquê” (why) claro e autêntico. É a partir desse propósito que as pessoas se conectam com você. É por meio do propósito que você mostra seu valor para o mundo e constrói relações genuínas e confiáveis.
Com certeza, por isso dedico uma parte do meu trabalho em Marca Pessoal a aprimorar o propósito dos meus clientes.
- Marcas Pessoais fortes e de sucesso têm, invariavelmente, um propósito definido e claro.
Agora, você pode estar pensando que encontrar seu propósito é uma tarefa complicada demais. Mas, quando trazemos essa reflexão para a jornada da Marca Pessoal, ela se torna mais simples. Apesar da profundidade da discussão, podemos e devemos buscar uma forma simples de expressar.
Seu propósito é o ponto de conexão entre suas paixões, seus valores e as necessidades do mundo. Quando você identifica esse ponto, tudo fica mais claro.
POR QUE IMPORTA?
Afinal, como você pode encontrar seu propósito? Primeiro, faça uma profunda autoanálise e reflita sobre estas questões:
- O que me apaixona?
- Quais são os valores que são realmente importantes para mim?
- Como posso usar minhas paixões e valores para fazer a diferença no mundo?
Você já se perguntou qual é o seu propósito na vida? Muitas pessoas enfrentam essa questão em algum momento de suas jornadas. A busca pelo propósito pessoal é uma jornada profundamente significativa, que pode nos levar a uma vida mais autêntica e gratificante.
O primeiro passo para descobrir seu propósito é o autoconhecimento, como qualquer ponto de partida para uma vida com mais significado, tudo começa com o autoconhecimento. Olhar para dentro de si mesmo e refletir sobre suas experiências é a nossa base de VIVER em BETA e sempre FLY (VOAR).
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre Marca Pessoal no nosso artigo “A arte de ligar o Flow: como acionar seu propósito a cada segundo da sua vida“, aqui neste link!