Entenda como o fortalecimento da sua Marca Pessoal pode te destacar como referência no seu mercado.
Você deve estar se perguntando: o que a Marca Pessoal tem a ver com minha posição de referência no mercado que atuo? Não me torno uma referência pelo meu trabalho, meus conhecimentos e pela indicação de colegas e pacientes? Como minha Marca pode mudar esse cenário?
Marca Pessoal e Referência são dois assuntos completamente relacionados. Se você não tem conhecimento das características da sua Marca e qual imagem você está passando e quer passar, você corre o risco de ser definido pelos outros. Além disso, se você não se permitir se tornar visível para as pessoas, você também acaba limitando a sua Marca e a sua Reputação. Portanto, quero levantar alguns pontos que acho importante na hora de pensar em como fortalecer a sua Marca e como você deseja se destacar no mercado.
Antes de se tornar visível, se conheça profunda e verdadeiramente
O primeiro passo, e o mais importante, é você reservar um tempo de qualidade para se conectar com sua verdadeira Essência – quem é você genuinamente. Se você não tem consciência da sua identidade, do seu DNA, você pode se esconder atrás de um personagem e acabar por não conseguir sustentá-lo para sempre, afetando a sua Reputação e Credibilidade. Por isso, jamais transmita algo que você não é. Seja fiel a você mesmo!
Antes de comunicar a sua Marca, antes de se tornar visível, entenda perfeitamente quais são os seus maiores talentos, qual é a sua missão no mundo, o que te move e te inspira a ser melhor a cada dia, o que só você pode oferecer aos seus pacientes. Essa imersão no seu DNA pode parecer uma longa jornada e até bastante trabalhosa, mas eu te garanto que é recompensadora e cheia de descobertas! Quanto mais você se conhecer, mais fiel será sua entrega de valor ao próximo.
Quando um novo paciente chega até você, antes de oferecer qualquer tratamento ou orientação, você procura entender quem é aquela pessoa que está na sua frente, qual é a sua história, qual é a sua dor e por que ela precisa de você. Assim deve ser a sua relação com essa primeira etapa do processo de Marca Pessoal. Quanto mais informações você souber sobre o seu paciente, mais certeiro será seu diagnóstico e melhor será sua orientação para um tratamento.
Entenda qual é o seu Posicionamento no mercado
O seu paciente potencial vai pesquisar o seu nome e te avaliar, mesmo que receba uma indicação de um conhecido, inevitavelmente fará uma pesquisa pelo Google. Já temos dados que, quase 90% dos consumidores fazem uma pesquisa on-line antes de contratar um serviço e isso inclui a área da saúde. Nós não vivemos isolados em uma ilha. Nós somos analisados e comparados o tempo todo. Mesmo que você não tenha um colega concorrente direto, você disputa pela atenção das pessoas, por talentos, por recursos.
Quando você identifica e analisa estrategicamente quais são os colegas que podem concorrer com você, tanto os que te servem de inspiração quanto aqueles que você não admira tanto assim, você adquire a capacidade de enxergar as melhores práticas do mercado, conhecer a abordagem de cada um, entender o que engaja mais os pacientes e poder encontrar qual é o diferencial que te destaca entre os seus colegas e assim se posicionar de uma forma mais eficiente. Encontre oportunidades e possibilidades dentro do que você faz de melhor.
Saia da sua zona de conforto e se torne visível!
Tem muitos profissionais extremamente competentes que ainda não conseguiram ter visibilidade por vários fatores: insegurança, autossabotagem, medo de serem criticados pelos colegas, medo de acharem seu conteúdo pouco relevante ou ainda pensarem que podem ferir o código de ética da medicina, achando que isso é se auto promover. Marca Pessoal não é sobre você, é sobre o valor que você agrega para a sua comunidade, o que você tem a oferecer de melhor para o próximo. Podemos falar mais sobre esse assunto em uma próxima oportunidade. Vamos voltar para a importância da boa visibilidade.
Quando você consegue vencer esses bloqueios impostos pela sua mente, a visibilidade se torna um atalho para destacar a sua Marca Pessoal e te ajudar a se tornar referência no mercado, tanto no meio presencial, quanto no meio digital. Antes que você pense que isso não é para você, que você não quer se expor ou que não deseja virar uma celebridade, lembre-se que a sua visibilidade aqui consiste no conteúdo que você entrega à sua comunidade.
Existem estratégias de comunicação alinhadas com sua Marca Pessoal. É importante que você entenda que se comunicar não é sinônimo de se expor nas redes sociais. Nós somente devemos comunicar aquilo que faz sentido e está interligado com nossa Marca!
Quando você cria um planejamento de comunicação com base na sua Marca Pessoal forte, ou seja, com consciência e conhecimento profundo sobre a sua essência e sempre fiel ao que você é, somado a suas credenciais, que são todas as suas bagagens de conhecimento, experiências e habilidades, maiores são as chances de você se destacar no mercado e se consolidar como referência na sua área de atuação.