Toda Marca Pessoal já foi confrontada por desafios que pareciam maiores do que a capacidade de nossa entrega.
Quantas vezes os sentimentos de insegurança, medo e autocrítica inundaram os seus pensamentos ao ponto de te sabotar? Quantas vezes você já experimentou a sensação de não achar que é bom o suficiente ou duvidar das suas realizações?
Quando li essa matéria da Forbes, uma frase me gerou bastante reflexão: “Quanto mais sucesso, mais insegurança”. Essa definição sustenta o termo “Síndrome da Impostora”, criada por duas psicólogas norte-americanas, Pauline Clance e Suzanne Imes, da Universidade Estadual da Geórgia.
Na reportagem, eles reforçam que esse sentimento é caracterizado pela sensação de que o sucesso atingido não foi merecido. Mas, o que é sucesso?
Antes de entrar nesse assunto, não podemos deixar de entender que a Síndrome da Impostora – sim, impostorA – atinge mais frequentemente as mulheres. E a explicação é bem subentendida, certo? A figura de uma mulher bem-sucedida nem sempre foi vista com bons olhos e até hoje é subestimada.
Por isso, o processo para uma Marca Pessoal feminina se enxergar como merecedora do sucesso que alcançou, se torna tão desafiador, impossibilitando de, se quer, comemorar essa importante conquista.
Além disso, a autossabotagem vem de uma necessidade humana de auto proteção, principalmente quando somos retirados da nossa zona de conforto e inseridos nesse universo de exposição. Nesse contexto, a autocobrança se aflora e não nos sentimos boas o suficiente.
A matéria da Forbes apresenta mais uma pesquisa para corroborar essa informação, na qual, 73,7% das mulheres sentem que precisam ser mais qualificadas do que os homens para assumir cargos de liderança, segundo dados da plataforma de recrutamento InfoJobs.
Para se distanciar desses pensamentos, é preciso compreender que o sucesso é uma métrica muito individual. Por isso, os seus objetivos profissionais devem estar claros e fazer sentido única e exclusivamente para você, norteando a sua jornada de comunicação e Marca Pessoal.
As tentativas e falhas ao longo do caminho só nos trazem aprendizados e o importante é não desistir e incorporar o fracasso em você como parte do seu crescimento. Portanto, o que significa sucesso para você?
Agarrar-se ao seu conceito e tudo que fez para alcançá-lo, será determinante para fixar a percepção sobre o seu valor e como você pode compartilhá-lo com o mundo.
Uma Marca Pessoal de destaque não é perfeita e conhece as suas fraquezas e talentos, mas se ancora no potencial que tem a ofertar!
Giuliana.