Futuro do trabalho pós-pandemia e a necessidade de fortalecer a Marca Pessoal e a Marca Empregadora

banner-blog2-2

Cada vez mais, profissionais ficarão em definitivo trabalhando de suas casas, transmitindo a imagem e um pouco da cultura da empresa a partir do seu contexto pessoal. O trabalho remoto já é a realidade de muitos executivos.

Quando o digital acelera com tanta velocidade como no último ano, a importância de cuidar da Marca Pessoal para o executivo e da Marca empregadora para as empresas, cresce na mesma proporção.

As pessoas estão ganhando mais confiança do que as próprias marcas, afinal pessoas confiam em pessoas, e cada vez mais, todos nós somos influencers no nosso mercado. Com as redes sociais, todos nós temos uma “voz” um “canal” para mostrar nosso valor, nosso conteúdo e nos conectarmos de forma estratégica com nosso público e de certa forma agregarmos valor também para a empresa que trabalhamos. 

É uma troca muito simbiótica – eu agrego valor através da minha autoridade e experiência num determinado assunto para minha empresa e a empresa me “empresta” a experiência profissional vivenciada para fortalecer a imagem corporativa. Todos ganham.

A exposição virtual nos obriga a reforçar o nosso posicionamento de marca pessoal, mas também cuidar da marca que representamos, garantindo que seus valores e propósitos sejam disseminados da melhor maneira possível e para refletir de forma autêntica. 

Você concorda que é fundamental que os nossos valores, o nosso propósito deve estar alinhado com os da empresa que trabalhamos?

Não estou dizendo que deve ser uma relação 100% perfeita, afinal isso não existe, mas é fundamental ter o fit cultural bem definido por parte da empresa e que também esteja cada vez mais alinhado com os propósitos dos executivos.

No alt text provided for this image

É um belo desafio que devemos começar a olhar e cuidar de forma cada vez mais estratégica tanto do olhar do executivo para sua própria Marca Pessoal como das empresas como marcas empregadoras. 

Um olhar muito atento para o Employer Branding 

Eu venho percebendo que aqui nos USA é muito comum ter a função de Employer Branding, que é a vaga em Recursos Humanos com forte skills de Comunicação e Branding, que consegue trazer o olhar da empresa como uma marca empregadora e que está preocupada em atrair os melhores talentos, mas que também traz o olhar interno para engajar e motivar seus times e construir valor a partir das experiências de cada talento.

E o melhor talento não é somente aquele tecnicamente bom, é necessário que ele esteja alinhado com o propósito e os valores da empresa, independentemente de onde ele estiver, já que a vaga pode ser remota de qualquer lugar do planeta.  

Cada empresa quer ter o melhor talento para aquela função, não importa onde ele está fisicamente, por isso garantir uma perfeita estratégia de Employer Branding vai ser fundamental para o sucesso de um time coeso e engajado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 4 =