betafly-color.png

Branding na era Digital

IMG_20180312_172430-1024x768

De vez em quando ouvimos falar que o Branding já era. De fato. Branding como era feito, já era mesmo. Processos longos, caros e abstratos, pouco conectados com a vida real e o timming dos negócios.

Mas o fato é que a nossas escolhas de consumo ainda são fortemente influenciadas pelas marcas e seus significados. E, consequentemente,  o preço que topamos pagar por estas escolhas, sejam tênis, molho de tomate, cursos ou saúde, também se modificam pelo nome de quem nos oferece…então ainda temos muito o que conversar sobre Branding. Inclusive, porque quanto mais competitiva vai ficando a oferta, mais relevante a marca se torna com atalho para o consumidor.

Só que a velocidade da era digital exige que todos façamos mais, melhor e mais rápido, e assim também é na Gestão de Marcas. Por isso apostamos que a filosofia Agile também pode e deve ser aplicada no Branding.

O que é o Branding Ágil?
Claro que não se trata de pivotar Posicionamentos na velocidade das ações de Marketing. Mas sim de incorporar ao processo metodologias que aceleram a análise e a tomada de decisão, tornando os processos mais curtos e eficientes. E também de incorporar a voz do cliente de maneira mais ativa, testando a aderência dos significados que se deseja construir. Chegamos assim a um processo de Branding mais pragmático, que apóia as empresas a diferenciarem sua oferta diante da avalanche de informação que nos rodeia.

Um tema, portanto, mais atual do que nunca.